Os desafios da educação na sociedade

OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO NA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO

“Não vivemos uma era de mudanças. Vivemos uma mudança real de era!” (Chris Andersen)

Toda mudança de paradigma significa uma revolução no modo de produzir, de pensar, de viver. Aceitar a ideia de que vivemos uma nova sociedade, na sociedade do conhecimento, implica em repensarmos nossa educação. E para conseguir fazer esta transformação, o primeiro passo é mudar nossa maneira de ver e estar no mundo. Precisamos abandonar esta concepção cartesiana e compartimentada de lidar com a realidade. Ela já não nos serve mais. Os problemas se tornaram mais holísticos, sistêmicos. Dificilmente um especialista consegue dar conta desta complexidade. A divisão do trabalho entre os que pensam e os que fazem está com seus dias contados.

Nesta nova era, criatividade e inovação são exigências do mundo da produção. Se antes a competição era a mola propulsora do desenvolvimento, hoje a colaboração assume papel preponderante. Se as empresas continuarem a ter um ambiente de trabalho competitivo e intolerante ao erro, estarão cada vez MENOS preparadas para sobreviver. De cada 100 ideias novas, menos de 3 viram produtos e serviços. O que significa dizer que 97 deram “errado”! Mas para termos estas três boas ideias, precisamos experimentar, errar, tentar de novo… O erro faz parte do processo de aprendizagem organizacional. Mas nossas empresas não estão preparadas para isto. Continuam querendo manter seus modelos arcaicos, “científicos”.

Nossa educação precisa estimular a criatividade e a reflexão. No século (e milênio) passado, íamos à escola para receber informação. Sentávamos em nossas carteiras, uns atrás dos outros, abríamos os cadernos, e copiávamos o que o professor escrevia no quadro-negro (ou verde)… Depois íamos para casa decorar todas aquelas informações. A escola e o professor eram os donos da verdade, aqueles que nos traziam as informações (mas não o conhecimento!).

Hoje, qualquer das coisas que aprendíamos na escola há 30 anos atrás está na internet, de uma forma muito mais rica e interessante (com imagens, vídeos e links). Qual deveria ser o papel da escola hoje? E do professor? Não mais os meros provedores da informação, mas os instigadores da reflexão e da produção de conhecimento! Uma “aula” deveria se transformar num espaço de discussão sobre as informações pesquisadas pelos alunos em fontes escolhidas por eles! Se alguém trouxer uma informação incorreta, irão aprender que nem toda fonte de informação é confiável. Estarão exercendo, na prática, o espírito crítico! E muitos podem trazer informações que o próprio professor desconhece, tornando muito mais rica, interessante e informativa a aula!

A mudança na educação é urgente! O tempo joga contra nós. Parafraseando um economista, diria que a educação é um assunto sério demais para ficar nas mãos apenas dos educadores! A sociedade precisa chamar para si este debate sobre que tipo de educação precisamos para a sociedade do conhecimento.

Marcos Cavalcanti doutor em informática pela université de Paris XI, professor e coordenador do centro de Referência em Inteligência Empresarial da COPPE/UFRJ.