CONSTRUINDO PONTES ENTRE A ESCOLA E A FAMÍLIA – ELIANE CALHEIROS CANSANÇÃO

CONSTRUINDO PONTES ENTRE A ESCOLA E A FAMÍLIA – ELIANE CALHEIROS CANSANÇÃO

Este artigo tem como objetivo refletir sobre as relações entre a escola e a família, de forma a pensar sobre a importância do sistema familiar e escolar no desenvolvimento humano e sobre as contribuições da pedagogia sistêmica e da psicopedagogia neste cenário atual.

É preciso perguntar, nos perguntar para refletir sobre o sistema familiar, escolar e as transformações do mundo, e assim poder contribuir com a construção de pontes entre a escola e a família para lidar com os desafios que o século XXI nos apresenta. Então pergunto:

– Quais transformações e desafios vêm passando o mundo e qual o reflexo direto no comportamento humano?

– Qual a importância do sistema familiar e escolar neste novo milênio?

– Como a Psicopedagogia pode pensar um espaço escolar, de construção do conhecimento para atender o sistema social?

Educar hoje é um dos grandes desafios para os pais, professores e educadores do século XXI. Vivemos em um mundo diferente, de muita “complexidade e incertezas”, onde é necessário refletir sobre as influências deste mundo para a educação das crianças e jovens com queixas freqüentes de desatenção, agitação, agressividade, ansiedade, dependência tecnológica, fracasso escolar, exclusão, problema de comportamento, entre outros.

A velocidade das transformações econômicas, culturais, sociais e tecnológica no mundo são amplas e profundas com reflexos significativos na vida familiar e escolar, com mudanças de valores e paradigmas, ou seja, no modo de ser e viver das pessoas, como afirma Cortella (1996, p.1) “O mundo sempre esteve mudando. A novidade é a velocidade da mudança…”.  Assim, modificam as referências que se tinha do mundo, a noção de tempo, de espaço e a forma de comunicação. Vivemos em um mundo virtual, das informações e das tecnociências.

A construção de um pensamento sistêmico hoje é um dos grandes desafios e necessita de um olhar especial. Entre os sistemas familiar e social temos o sistema escolar, que desempenha papel fundamental na sociedade, é um espaço de aprendizagem para a vida, para sensibilizar o indivíduo sobre as mudanças que ocorrem no mundo e o que se faz necessário para preservar.

Diante do novo paradigma da ciência, Bruscagin (2010, p.46) “aborda os grupos sociais como organismos, sistemas abertos em interação com o ambiente”.   Maturana e Varela(1995) descobriram em sua teoria da Autopoiese – a biologia do ser vivo- a relação intrínseca entre a vida e o conhecimento: “viver é conhecer, é relacionar-se, é estabelecer vínculos de cooperação”. Portanto, diante da transformação que passa o mundo começa a surgir uma nova consciência e a escola precisa passar por essa transformação e se adequar aos novos tempos, construindo novos olhares , escutas e percepções.

A educação do século XXI para UNESCO tem como base quatro pilares, segundo Delors (2001) aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser, os quais são fundamentais para entender a nova concepção de educação. Assim, a escola tem o papel de realizar um trabalho pedagógico com a finalidade de atender as demandas da sociedade atual, como ensinar o indivíduo a “aprender a aprender”, a ter autonomia, a produzir informações e construir novos conhecimentos.

A pedagogia sistêmica surge como novo paradigma educacional, que segundo Vilaginés (2001, p.17) é “uma nova forma de olhar que implica trocas profundas na nossa forma de pensar a educação em nossas atividades, para todos aqueles que intervêm no ato educativo: família, alunos, professores, etc.”, onde a mesma abrange o sistema fenomenológico e construtivista”

A família com a função de educar e cuidar dos filhos, é o espaço onde se desenvolve as relações pessoais de afeto, de amor, respeito, autoridade e aprendizagem, também vem passando por grandes transformações com os novos modelos familiares, pais com uma relação de igualdade para com os filhos quanto aos vínculos familiares, prejudicando o desenvolvimento dos mesmos por não se sentirem apoiados pelos próprios pais. É necessário perceber a importância dos pais para com o desenvolvimento psíquico dos filhos, devendo  estes exercerem suas funções parentais e serem adultos capazes de educar os seus filhos.                   .

A Psicopedagogia, no decorrer dos anos, vem contribuindo para a educação do século XXI ao abordar os processos da aprendizagem humana através da autoria de pensamento, do olhar e da escuta clínica. Destacando também os vínculos afetivos, o trabalho com a inclusão, as modalidades de aprendizagem e a resignificação do processo  de aprender.

Segundo Munhoz (2003, p.10) é preciso “propor o pensamento psicopedagógico sistêmico no entendimento das questões educativas na família e na escola, possibilitando uma visão mais ampla entre o ensinar e o aprender na compreensão do mundo, quando, onde e como acontece”, ampliando a forma de atuação do psicopedagogo.

A Psicopedagogia hoje tem um olhar clínico e sistêmico, onde a construção do conhecimento se processa por meio de uma rede complexa de relações, através do vínculo com o sujeito. Existe uma relação entre a dificuldade de aprendizagem dos alunos e sua dinâmica familiar e em alguns casos, segundo Polity (2001), é necessário resgatar a história de origem da família. Para Fernández (1990) a modalidade de aprendizagem é “uma maneira pessoal de aproximar-se do conhecimento, para confirmar seu saber”. Cada família tem sua modalidade de aprendizagem, ou seja,  o modo pelo qual cada grupo familiar se aproxima ou se afasta do saber.

As relações entre escola e família devem ser construídas a partir dos vínculos entre pais-alunos-professores, entendendo que existe uma ordem no sistema educacional onde os pais têm a força familiar, as crianças a lealdade familiar e os professores devem respeitar a história de vida do aluno e reconciliar-se com seu sistema de origem, segundo Marianne Franke(2009). Diante desta ordem é possível construir uma ponte entre a escola e a família para que as crianças, os alunos, se sintam seguros e possam aprender realizando esta travessia de forma prazerosa. Assim, o professor com a visão sistêmica terá a possibilidade de trabalhar com os pais, educar as crianças e ensinar. Enquanto o psicopedagogo na escola terá a função de trabalhar com as relações interpessoais, estabelecer vínculos  e desenvolver o aprender.

..  Eliane Calheiros Cansanção

Psicóloga e Psicopedagoga Clínica

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