POR GIOVANNA BALOGH
Os pais precisam olhar mais diretamente para os olhos de seus filhos e menos pelas lentes dos tablets e celulares. Sim, nós pais usamos em excesso os equipamentos eletrônicos e muitas vezes deixamos de lado o que realmente importa: dar atenção e amor aos nossos filhos.
Dói ouvir isso, né? Mas, se fizermos uma reflexão vamos ver que passamos tempo demais olhando os e-mails do trabalho nos momentos de folga ou espiando as redes sociais.
Pecamos com a nossa ansiedade de publicar tudo nas redes sociais. Muitas vezes estamos mais preocupados em filmar ou fotografar as ‘gracinhas’, o passeio no parque, a primeira papinha, o primeiro dia da escola, que deixamos de curtir e vivenciar intensamente aquele momento com o nosso filho. Tudo é visto pela tela dos equipamentos eletrônicos e não pura e simplesmente com o nosso olhar.
“Queremos deixar tudo salvo na memória do celular, do tablet. Quando a memória que realmente importa é essa aqui”, diz a psicóloga Rosely Sayão, apontando para a cabeça. Ela explica que o maior registro que existe na relação pais e filhos é o afetivo e que devemos fazer uma auto avaliação da vida que estamos levando atualmente.
Além de sobrecarregar nossos filhos com aulas de idiomas, esportes, fora as atividades regulares escolares, deixamos de aproveitar os momentos simples,
como tomar sorvete na praça da esquina.
“Vivemos na era de tecnologia, do espetáculo onde falta o olho no olho, corpo com corpo, sussurro com sussurro. Precisamos criar ligações com os nossos filhos e interpretar o que eles querem nos dizer”, comenta a psicóloga.
Fazemos tudo tão no automático que tem horas que é preciso parar, respirar e refletir um pouco. É essa ideia proposta pelo SlowKids, um evento que acontece neste domingo (24) e pretende desacelerar nossas crianças da vida agitada de uma metrópole. Uma regra: nada de eletrônicos.
A ideia é sujar, brincar de tinta, de bola, pular corda, rolar na grama, no parquinho e se encher de terra.
Nossa geração foi criada brincando na rua, correndo, ralando o joelho e descendo a ladeira com carrinho de rolimã. Infelizmente, nossos filhos nem sempre têm essa oportunidade, mas podemos fazer a infância deles um pouco mais divertida proporcionando o chamado ‘livre brincar’, onde é estimulada a criatividade da garotada.
O SlowKids pretende oferecer uma oportunidade para os pais interagirem e brincarem mais com os filhos. Deixe o celular na mochila, desconecte e se divirta com sua família. O evento, organizado pela produtora Respire Cultura e pelo instituto Alana, faz parte da Semana Mundial do Brincar, que acontece entre os dias 24 e 30 de maio em várias cidades do mundo.
As atrações, promovidas pelos núcleos da Aliança pela Infância, são todas gratuitas e voltadas para crianças de até 12 anos. Para saber mais sobre a Semana Mundial do Brincar acesse o site da Aliança onde é possível conferir toda a programação em diferentes cidades.
O SlowKids vai acontecer entre 14h e 18h no parque Burle Marx, na zona sul de São Paulo. Estão programadas uma série de atividades no parque, como oficinas que ensinam técnicas da yoga, produção de pequenas hortas, rodas de leitura, passeios pela natureza, show da Música em Família, entre outros. Importante: em caso de chuva, o evento será cancelado.
No local, também haverá uma feira de troca de brinquedos, onde as crianças podem trocar com outas aqueles brinquedos que estão esquecidos dentro do
armário.
Tags: criação com apego, criação